Federação Portuguesa da Formação Profissional

colteclb

Um Pioneiro da Inclusão

Dezembro de 2021

"Lou Brown (1939 - 2021) foi Professor na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos da América, tendo alcançado grande reconhecimento, a nível nacional e internacional, como pioneiro nos domínios da inclusão escolar e social de Pessoas com Deficiência e Incapacidade. (...) A sua reputação veio da sua atividade como professor, mas especialmente da intervenção no terreno, de promoção da inclusão escolar e profissional de pessoas com deficiência, assumindo sempre que esse é um elemento essencial para a construção de uma sociedade mais justa, e condição incontornável para proporcionar uma vida digna às pessoas.(...) Os textos que reunimos nesta coletânea trazem-nos o essencial do pensamento do Professor Lou Brown neste campo – no entanto, neles não encontraremos exposições teóricas muito elaboradas, mas sim o modo como ele fez a aplicação de um corpo de princípios na sua prática. " [excerto do Prefácio, assinado por Mário Pereira]

A FORMEM publica, em Dezembro de 2021, a obra "Um Pioneiro da Inclusão: Coletânea de Textos de Lou Brown", um livro que reune alguns artigos e ideias do pensamento de Lou Brown. Além da publicação física, a versão digital desta obra está disponível para consulta, leitura e download aqui.

Esta publicação foi produzida no âmbito do projeto Conhecer o Conhecimento, e co-financiada ao abrigo do Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR,I.P.,2021

Logo INR