­
Federação Portuguesa da Formação Profissional
e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade

Logo HOGENT Logo Pos 600

Formação para aplicação da Escala Pessoal de Resultados em Portugal

7 e 8 de Fevereiro, Grândola

A FORMEM promoveu, nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2020, em Grândola, mais uma edição da Formação para aplicação da Escala Pessoal de Resultados em Portugal que certificou os participantes, pela Equal/HOGENT, como entrevistadores da Escala .

As sessões. que contaram com a presença da Professora Formadora Cristina Simões, abertas a todos os técnicos que apoiam pessoas com deficiência, capacitaram os participantes a aplicar formalmente a escala nas suas entidades, bem como publicar os seus resultados

A avaliação global dos participantes à Formação foi muito positiva, com uma média global de 4,71 (1 mínimo, 5 máximo). 

A atividade inseriu-se no âmbito do projeto Capacitar: um caminho para promoção da Qualidade de Vida, cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. em 2020.

pdfPrograma EPR Grândola
INR

 

A FORMEM – Federação Portuguesa da Formação e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, como organização não-governamental representativa, não lida diretamente com casos de procura de emprego, mas pode fornecer algumas sugestões/orientações para tal:
O 1º passo será inscrever-se no Centro de Emprego (IEFP) da sua área de residência, explicando a sua situação, as suas expetativas e informando de qualquer deficiência ou incapacidade que tenha.
0 2º passo, caso os serviços do Centro de Emprego não o tenham encaminhado para um serviço de informação, avaliação e orientação para o emprego, será contactar o Centro de Recursos Local da sua área de residência (se precisar de ajuda em identificá-lo pode contactar-nos através do nosso e-mail formem.federacao@gmail.com ou para o 925 142 209). Estes Centros de Recursos prestam um serviço de apoio e suporte aos centros no domínio da reabilitação profissional e são especializados na área da qualificação e emprego de pessoas com deficiência e incapacidades.
Um grande número destes Centros de Recursos são entidades associadas da FORMEM e deverão prestar-lhe apoio na informação, avaliação e orientação para o emprego (formação); no apoio à colocação e pós-colocação (emprego); e na adaptação do posto de trabalho às suas especificidades (emprego).
O 3º passo, caso nenhuma das hipóteses acima tenham tido resultados satisfatórios, será contactar uma entidade de reabilitação profissional próxima da sua área de residência (poderá encontrar neste site, no separador “Associadas”, o contato de todas as nossas associadas) e expor a sua situação.
Por último, enaltecemos que o Estado Português tem quotas a cumprir na empregabilidade de pessoas com deficiência e incapacidades, pelo que sempre que se candidatar a um lugar da administração pública deve expressar de forma transparente a sua situação.
O instituto em Portugal que gere as medidas de apoio à formação e emprego de pessoas com deficiência e incapacidades é o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional– www.iefp.pt), que tem os seguintes apoios:
Apoio à Qualificação – Ações de formação profissional inicial e contínua para pessoas com deficiência e incapacidades, promovidas por entidades especializadas, tendo como objetivo a integração, a manutenção e a progressão no mercado de trabalho;
Apoios à Integração, Manutenção e Reintegração no Mercado de Trabalho – Inclui Informação, a Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego (IAOQE), o Apoio à Colocação (AC) e o e o Apoio Pós-colocação (APC).
Emprego Apoiado – Remete para os Estágios de Inserção, Contratos de Emprego-Inserção, Emprego Protegido e Emprego Apoiado em Mercado Aberto;
Financiamento de Produtos de Apoio – Através do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), permite às pessoas com deficiência e incapacidades candidatarem-se ao apoio financeiro para a aquisição, adaptação ou reparação de equipamentos, dispositivos, produtos ou sistemas técnicos especializados essenciais para a prossecução da sua formação, emprego e progressão na carreira.
Marca Entidade Empregadora Inclusiva – Premeia/certifica: empresas que tenham práticas inclusivas; e pessoas com deficiência e incapacidades que criem empresas ou o próprio emprego.
Qualquer membro da sociedade (Estado, indivíduo, empresa, associação, etc.) pode contribuir decisivamente para a inclusão socioprofissional das pessoas com deficiência e incapacidades, tendo por base: dar uma oportunidade.
Contudo, existem entidades especializadas neste trabalho, sendo muitas delas associadas da FORMEM (ver lista de associadas e respetivos contatos no nosso site) e que têm vastos conhecimentos e experiência na área.
Além disso, o INR (Instituto Nacional para Reabilitação – www.inr.pt) apresenta-se em Portugal como instituto público que procura garantir de igualdade de oportunidades, o combate à discriminação e a valorização das pessoas com deficiência, numa perspetiva de promoção dos seus direitos fundamentais.

 

 


 

­
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e de privacidade.
copyright 2011-2022 FORMEM | Portugal